Causos de Ônibus e Outros Acontecimentos,

Resenhando: Causos de Ônibus e Outros Acontecimentos

14:14 Unknown 14 Comments

E eu consegui terminar a minha segunda leitura da Maratona Literária :D Esse é um livro que eu comprei não faz muito tempo :3 Ele é de uma querida amiga blogueira, Daniela o/ Ela tem um canal no youtube chamado Bibliotecária Leitora. Vocês podem se inscrever aqui. E tem um blog de mesmo nome (acesse aqui).
Vou fazer uma resenha diferente do estilo das outras e vocês vão entender o motivo o/


Sinopse:

Tudo o que acontece em sua vida, Daniela registra. Pode ser um sentimento, uma cena tocante, ou uma cena comum. Histórias inventadas também rechearão estas páginas, pois tudo o que vivemos, não deixa de ser um pouco fantasioso.

Blogueira, a autora também inclui três textos em formato de crônica, falando diretamente com o leitor, sobre algumas situações um tanto constrangedoras de sua infância.











{Resenha}

Causos de Ônibus e Outros Acontecimentos é um livro que, para mim, foi bem diferente dos que eu estou acostumada a ler. Como vocês podem ter lido na sinopse são pequenos textos. Divididos em três partes. Tem até mesmo crônicas. Algo que eu também não estou muito acostumada a ler. O livro é pequenininho e tem três ilustrações bem legais que dividem as partes dos livros. Dani começa o livro com uma introdução - eu li todinha, Dani *-* -, que ela explica cada uma das três partes, comenta sobre alguns textos que estarão no livro. É quando ela conversa com a gente e podemos entender um pouco mais do carinho que cada um deles foi escrito. 

A primeira parte são várias situações que aconteceram com a autora no ônibus. São situações que parece que só acontece em filme - Nefasto, esse foi um relato de uma amiga -, situações extremamente engraçadas que, se fosse eu, teria segurado o riso como em São Judas, o professor de natação, Determinação de Creuza. Casos onde entra alguém pedindo dinheiro no ônibus e você fica sem saber se deve ou não dar o troco da passagem - Julgamento Injusto. Situações onde você acha que nunca irá acontecer na vida e de repente acontece. Você tem que guardar para contar para todo mundo como em Sósia, Um bom marido, O escândalo. No final tem várias conversações curtinhas e divertidas. 
"- E o melhor da história dele você não sabe.
- O que?
- Foi ele quem ensinou Jesus a nadar!
- Sério?
- Sério! Você não leu a Bíblia? Tá lá!
- Mas menina... Conta essa história direito...".
A segunda parte são histórias, como Daniela bem conta, que ela imagina para determinada pessoa ou situação. São pequenos textos que consegue lhe envolver com uma sensibilidade em pequenas páginas. Os primeiros textos sempre falam de uma avó. E em todos os textos eu ficava com vontade de me aproximar de cada uma e dar um abraço apertado nelas como em Pensamentos de esquecimentos, Domingo de ramos, Outras histórias nos fazem pensar e refletir sobre a vida, sobre o príncipe encantado, sobre a não valorização do trabalho. Histórias bonitas e cativantes também estão presentes. Situações que sempre ouvimos falar - nós mulheres -, a respeito do buraco negro que é a nossa bolsa como em Bolsa mágica. Ainda tem mais duas histórias sobre o natal que eu achei tão delicioso ler - Desencantos do natal e O encanto do Natal. Que ocorreram com a autora. O Homem do semáforo também ocorreu com a autora, e me fez rir.
"- Crianças... Vocês vão ter que mudar o pedido.
- Por que?
Porque o Papai Noel não pode dar para vocês 'que nenhuma criança passe fome' e 'paz no mundo'".
 A terceira parte é bem rapidinha. Recheada de poesia e minicontos. São rápidos e gostosos de ler. A autora coloca somente dois que ocorreram com ela "Entrevista" que achei bem engraçada a situação e "Essas Mulheres" também. A maioria dos textos dessa terceira parte me fizeram sorrir. As poesias eram mais profundas.
"As pessoas percebem
O que há com você?
Nada. To bem.
Mas elas sabem que não.
Não sou assim.
Estou ficando assim.
A incerteza dói muito mais que a liberdade".
E a resenha ficou grandinha, porém, eu realmente não vi o tempo passar. Acho que a leitura foi tão gostosa que comentar sobre ela foi extremamente fácil. Gostei de ter que voltar no livro e sair procurando os textos para comentar e terminei rindo novamente das situações. Acho que quem anda muito de ônibus vai realmente se identificar com a primeira parte. Eu me identifiquei e muito! São realmente situações que você guarda e fica "sério que eu escutei isso?" "Sério que isso realmente aconteceu?" são situações muito bacanas e engraçadas. Quando eu presencio algo assim eu saio contando pro pessoal u.u 
Não indico esse livro somente para as pessoas que andam nos ônibus não. Eu indo para todo mundo que quer ter uma leitura divertida, gostosa, animada e reflexiva ao mesmo tempo. Uma leitura que nos leva do riso ao confronto de nossas atitudes. 

O livro está sendo vendido no site Clube de Autores

Olha só que legal!

14 comentários:

  1. Oi, Jessica!

    Mas que amor de livro é esse, menina?! Fiquei encantada com a sutileza e a descontração da escolha dos três temas! Confesso que eu não compraria esse livro se o visse por um acaso numa livraria, mas agora fiquei super curiosa para ler, parece ser bem divertido. :D

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu ando muio de ônibus e tenho algumas história também, umas ilarias e outras tristes. E na hora que li o título já me identifiquei. Adorei a forma com você falou do livro. Ficou bem muito bem explicado, de jeito leve, agradável de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ola Jess confesso que em ônibus vemos muitas situações hilárias e por isso o livro me chamou atenção e deve conquistar muitos leitores. Um leitura que deve fluir bem e garantir boas risadas. Já entrando em minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, tem até poesia no livro, que legal! Acho que essa parte das histórias do ônibus seria a que eu mais me identificaria mesmo, a gente ouve cada coisa que não dá para acreditar, às vezes eu tenho mesmo que segurar o riso, mas assim que desço começo a rir sozinha! hehe... Achei interessante a premissa, e curti a capa, leria se tivesse oportunidade.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica, tudo bem
    Eu escuto histórias engraçadas que acontecem no ônibus com as minhas amigas do trabalho todos os dias. Sempre digo que elas poderiam escrever um livro. Então, acho que vou me divertir com essa parte do livro. O que gostei também foi de ter alguns textos sobre o Natal (época do ano que eu amo) e o pedido inocente dessas crianças me cortou o coração. Acho que o mundo precisa dessa inocência, desse olhar infantil.
    Gostei muito da dica!!!!!!! Quero ler!!!!!! Sucesso para a autora!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jéssica!
    Assim como vc, não sou fã desse tipo de texto, prefiro os romances, as histórias maiores e mais completas. Mas esse livro eu leria pelo tema. Histórias de transportes públicos sempre rendem boas risadas (às vezes raiva em quem vivenciou, mas depois fica engraçado). Muito bacana a autora fazer esse compilado. E as outras 2 partes vêm como um bônus. :D Gostei da dica.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oooi,

    Eu adoro esse tipo de livro!!
    Gosto de contos e gostei da forma de como foram narrados os livros.
    AMO quando um livro é tão bom que não vemos a hora passar. Deixei anotadinho para poder comprar. A unica coisa que não me agradou foi a capa. Não achei visivelmente atrativa.
    Mas adorei conhecer um pouco mais do livro e fico feliz que vc esteja conseguindo cumprir a sua meta!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá Jessica

    Parabéns para a Dani, olha a intimidade, pelo livro e parabéns a você pela resenha. Este livro deve ser muito divertido e assim que puder pretendo me aventurar dentro deste ônibus kk.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Não conhecia o livro e sua resenha ficou tão natural que eu tive a impressão de alguém estar me contanto e eu não estar lendo! rs
    Eu li um livro parecido com este. Uma reunião de contos e textos curtos divididos em partes. Eu fiquei mega interessado pelo livro e pelos trechinhos, a estória é mega sensível e interessante!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Primeiro, adorei a criatividade da capa. Descontraída, porém sem perder o foco do texto. Não sou fã de contos e cronicas, mas tive algumas boas experiencias e essa eu leria com certeza. Histórias de ônibus, ou no meu caso o metrô, sempre rendem altas gargalhadas.
    Anotei a dica ;D

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Jessica, tudo bem?

    Eu adoro contos e crônicas, então adoraria ler este livro. A premissa é bem interessante e deve ser uma leitura divertida, então vou anotar a dica e ler em breve. A capa é bem diferente, mas ótima. Com certeza é um livro que vai proporcionar ótimas risadas.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  13. Oiii
    Gosto bastante de livros que tem crônicas, e esse parece ser muito divertido, porque acontece cada coisa dentro dos ônibus kkkkk Achei o livro bem interessante e quero lê-lo também.
    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Tive o prazer de ler o livro da Dani e adorei, é muito engraçado, cada coisa que a Dani conta que é impossível não rir , tem coisas que a gente até se identifica, né? Enfim, é um livro muito legal, as ilustrações são bacanas, a capa é bacana, as crônicas são bacanas, super recomendo, além da autora ser um amorzinho oo/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir