A Esperança,

Resenhando: A Esperança

18:52 Unknown 2 Comments

Autora - SUZANNE COLLINS
Editora - ROCCO
Páginas - 419
Terminei de ler "A Esperança" praticamente agora. E vim correndo aqui para falar a minha opinião para vocês :3
Como todos que leram "Em Chamas" sabem que Katniss sobreviveu ao Massacre Quaternário depois de ser resgatada por Plutarch da arena. Tudo o que aconteceu foi para tentar mantê-la viva. Tudo isso por que ela se tornara a cara da revolução. Ela era o Tordo. Porém, eles não resgataram Peeta  e nem Johanna :/
Katniss é então levada para o Distrito 13 para receber os devidos cuidados. Ela está sendo mantida como mentalmente abalada por conta de todos os acontecimentos e suas alucinações. Tudo estava realmente um caos. O seu Distrito havia sido varrido por bombas jogadas pela Capital. Despreparados muitos terminaram por morrer. Com a ajuda de Gale algumas pessoas conseguiram sobreviver, incluindo Prim e a mãe de Katniss. Agora com o antigo Distrito 12 arrasado e coberto de cinzas todos tentam sobreviver na base rebelde do Distrito 13.
"Meu nome é Katniss Everdeen. Tenho dezessete anos. O meu lar é o Distrito 12. Participei dos Jogos Vorazes. Escapei. A Capital me odeia. Peeta foi levado como prisioneiro. Imaginam que ele esteja morto. Há uma grande chance de ele estar morto. Provavelmente é melhor que esteja morto...".
Quem comanda o 13 é Coin. Uma mulher de pulso firme e não faz nenhum floreio por conta da presença de Katniss. As duas demonstram antipatia mútua. O plano bolado por Coin é utilizar o Tordo para inflamar os rebeldes a lutar! A aderir a causa. Isso ocorre em pequenas tomadas que gravam de Katniss e transmitem para as TVs tanto dos Distritos quanto da Capital. Primeiro seria necessário a tomada de todos os Distritos e depois finalmente a Capital. Snow fora designado para Katniss.
Enquanto lia ficava me remoendo por conta de Peeta. Sabia que ele estaria sendo torturado. Sabia que ele nunca iria trair Katniss o que só pioraria a vida dele. Para mim isso foi uma tortura imensa ficar sem saber se ele iria ser resgatado ou não! O plano de Suzanne foi realmente legal em fazer com que o 13 ficasse no subsolo e ele era realmente muito equipado. Mostrando que a revolução iria acontecer cedo ou mais tarde. Eles estavam bolando planos antes de Katniss aparecer. E quando aparece eles tem o que é necessário para começar.

Como Katniss, Coin não me descia. Ela era realmente insuportável, calculista e fria.
Um ponto que achei negativo no livro foi por que eu realmente queria ver Katniss na linha de frente. Lutando com todo mundo e correndo e cena de ação e tudo mais. Não irei dizer que não teve, pois teve e quando teve valeu muito a pena. O que estou querendo dizer é que enquanto ela deveria estar lutando os rebeldes queriam gravar cenas dela cantando, atirando flechas, entrevistas. Eu entendo que isso era para servir de motivação, mas queria ler mesmo as partes em que ela luta u.u

Como todos sabem os livros da trilogia são marcados por haver muitas mortes. E esse daqui foi repleto de mortes. Muitas mesmo. Parecia que não iria sobrar ninguém. Tem duas pessoas que morrem quase no final do livro que eu realmente fiquei muito triste. Que eu já tinha colocado em um cantinho especial em meu coração Y.Y Esses dois para mim deveriam ter ficado vivos :/ Mas não irei dar spoiler u.u
E finalmente também iremos saber com quem Katniss finalmente decide ficar. Ou se é com Peeta ou com Gale! o/ Era com quem eu queria mesmo u.u  Eu fiquei feliz, mas ela é realmente uma pessoa complicada para demonstrar sentimentos. Nada romântica, mas ela tem os seus momentos fofos :3
"Então, depois, quando ele sussurra:
- Você me ama? Verdadeiro ou falso.
Eu digo a ele:
- Verdadeiro"
Eu posso dizer algo sobre os três livros. O final do terceiro é arrebatador. Seu coração pesa junto com Katniss. A solidão. A loucura. As últimas páginas eu li sentindo que se fosse comigo eu não iria conseguir suportar. Todas as desgraças que uma guerra pode causar. Sério mesmo. Todos os estragos que ela pode deixar tanto por fora quanto por dentro. Posso dizer que foi um dos melhores finais que já li até agora. Estou com vontade de voltar algumas páginas antes do fim de reler e reler. Realmente vale a pena.
"Direi a eles que sobrevivo aos pesadelos. Direi a eles que nas manhãs desagradáveis, é impossível sentir prazer em qualquer coisa que seja, por que temo que essa coisa me possa ser tirada. É quando faço uma lista em minha cabeça com todos os atos de bondade que vi alguém realizando. É como um jogo. Repetitivo. Até um pouco entediante...
Mas há jogos muito piores do que este".
E aí, gostaram? Espero que sim. Se você já leu qual é a opinião de vocês a respeito do livro? Até mais :3

Olha só que legal!

2 comentários:

  1. Ah, finalmente! Eu já disse que gosto das tuas resenhas, né? Minha opinião foi, na verdade, bem parecida com a tua, também queria ver mais Katniss brigando do que sendo filmada, mas ficou bom do mesmo jeito, haha. Ler essas resenhas me deixou com vontade de ler outra vez os livros, pois é - mas depois eu penso nisso, hehe. É realmente um fechamento e tanto para uma saga tão cheia de detalhes e ação. Agora vamos esperar que os filmes façam justiça :3 Resenha ótima, como sempre :3 Bjsbjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhum o/ o fechamento da trilogia foi com chave de ouro *-* muito boa mesmo :3 e ainda bem que eu não fui a única que não curtiu tanto ela sendo filmada direto u.u bjs *-*

      Excluir